top of page

Dominguinhos da Pedra

Falando com amigos de Conceição do Mato Dentro (MG), ouvi falar da intrigante história de um homem que morava em uma caverna em plena Serra do Cipó, a dez quilômetros de Itambé do Mato Dentro, e que me inspirou para uma nova pintura.
Seu nome era Domingos Albino Ferreira, mais conhecido como Dominguinhos da Pedra. Um eremita que viveu nas montanhas de Itambé como um ser da natureza. Sua história conta que, após uma tremenda desilusão amorosa com uma das filhas do seu patrão, um fazendeiro rico, ele decidiu viver isolado da população e foi morar embaixo de uma pedra. Com roupas surradas, descalço, magro, cabelos e barbas longas, era visto sempre acompanhado de um velho violão com apenas duas cordas, onde tentava tirar algumas canções para mostrar aos visitantes. Viveu embaixo da pedra durante mais de 40 anos, onde hoje há um monumento que o homenageia no local. Faleceu em 2011 em Itabira, MG, com 79 anos.
O que mais me chama a atenção nesta personagem é sua história oculta de sofrimento que o levou a isolar-se deste mundo. Quanta dor esse homem passou, quanto sofrimento ao viver tantos anos isolado do mundo, que grande decepção ele teve para não acreditar mais em nada. Nesta pintura, tento retratar a complexidade desta alma errante, esta alma em fuga, esta alma dilacerada. Sinto um desejo de transformar em luz tanta escuridão de sua alma. Por meio desta pintura, desejo de ajudar a libertar sua alma.

Condição:

DISPONÍVEL

3360

Preço (R$):

Ano de produção: 2024. Técnica: Acrílico sobre tela. Pintado com pincel. Dimensões: 60 x 80 x 2 cm. Sem moldura. Bordas pintadas de preto.

Design sem nome1212121212.png
bottom of page